Situações e Tratamentos

Aprender começa em casa

aprendendo em casa

Na existência de um falante, há um ouvinte, que é “a razão” para que o falante continue a falar. Por isso, continua válido o alerta, sobretudo para quem convive com crianças, que estão aprendendo a se colocar no mundo: “se achou engraçado, quando seu filho respondeu a você de forma rude (“Que gracinha, ele é bravo!” 😡), xingou ou bateu …

Leia mais

Posso viajar com meu cãozinho de suporte emocional na cabine do avião?

Podemos sempre aprender com os animais! Nossos companheiros bichos podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades como regulação emocional, a partir da interação e construção de vínculo. Tamanha a importância desta convivência,  que pode ser também utilizada como recurso (apoio) nos processos terapêuticos, a depender da necessidade do paciente. Neste caso, nosso companheirinho pode agregar a função de “Animal de Suporte …

Leia mais

Sobre a importância da regulação das emoções

O desenvolvimento emocional está atrelado ao desenvolvimento social, por isso aprender a conhecer e regular as emoções é importante. Desde muito cedo, convivemos com situações em que fortes emoções são acompanhadas de atitudes de perda do controle. Não é a toa a expressão “perder a cabeça”. É importante aprendermos, desde cedo, a contarmos nossas histórias: isso nos ajuda a compreender nossas emoções …

Leia mais

Por dentro da Terapia de Casal: o que é, quando e como se faz

Os números de divórcio, cada vez mais elevados, tem chamado cada vez mais atenção em saúde, sobretudo pelo impacto direto na qualidade de vida dos envolvidos, não somente na relação conjugal, mas especialmente na família, como todo, na sua diversidade. Desta forma, muitos estudos têm demonstrado que os problemas de relacionamento do casal estão entre os maiores estressores da vida, associados a …

Leia mais

O que é plasticidade cerebral e a relação com o “manter-se ativo”

Você sabia que o termo “plasticidade” foi introduzido por volta de 1930, por um fisiologista alemão? Treinos de exercício para nosso cérebro já aparecem em relatos do século XVIII, porém, esse termo nunca foi tão usado como hoje. Quando falamos em plasticidade, estamos indicando a capacidade de nosso organismo adaptar-se às mudanças ambientais (externas e internas) com o auxílio de …

Leia mais

Razão ou emoção: nem sempre “quem” ganha é o vencedor

Culpa, arrependimento, pensamentos que ficam reverberando do tipo “e se eu não tivesse feito”, “e se eu tivesse dito”, “e se… e se…” são eventos internos bem difíceis de serem vivenciados, mas que podem sinalizar um grau de tomada de consciência diferente do ocorrido no momento da “perda do controle”. Não é à toa que existem expressões populares para justificar …

Leia mais

Estresse pós-traumático e impacto na qualidade de vida

  Quando sofremos um evento traumático, ou seja: um acontecimento de grande impacto sobre nossa segurança como sermos submetidos à vivência de um acidente, violência, perda ou qualquer grande sofrimento físico ou emocional, ficamos com esse registro em nossa memória, ao longo de nossas vidas. Quando somos expostos à situações que nos colocam em risco, informações emocionais vão para um …

Leia mais

Continue! (refletindo sobre a importância dos desafios)

Criar um filho, completar uma maratona, ser aprovado num concurso… Já reparou que vivências como essas: árduas, difíceis e desafiadoras  é que são justamente as mais significativas, prazerosas e recompensadoras? Geralmente, quando temos um ideal, vislumbramos somente o resultado e, com isso, acabamos não lembrando do esforço necessário para que cheguemos até ele. O processo é trabalhoso e, se possível …

Leia mais

Assertivo, Passivo ou Agressivo: qual é meu padrão?

Há muito tempo, estudiosos tentam compreender e explicar as diferenças entre padrões comportamentais como forma de auxílio no autoconhecimento e favorecimento do aprendizado de novas habilidades de inserção social. A expressão adequada dos sentimentos pode favorecer consequências importantes. Uma forma muito prática de reconhecer quando um comportamento é assertivo é observar se o tipo de resposta que se procura em …

Leia mais

Transtornos de Ansiedade: o que fazer?

A palavra “ansiedade” deriva do grego e significa “estrangular, sufocar, oprimir”. Níveis moderados de ansiedade são considerados fundamentais no processo de desenvolvimento, na medida em que fornecem possibilidades de defesa com finalidade de adaptação à situações novas ou perigosas, porém quando o medo ultrapassa o limite das reações adaptativas, podem surgir manifestações de sofrimento em diferentes quadros, como ataques de …

Leia mais

Padrão de “Pensamento Acelerado”: como identificar e lidar?

A vida corrida nos grandes centros urbanos, permeada de excessos por todos os lados: demandas do trabalho, celular, redes socias, atividades, informação, violência, pressão escolar, dentre outras, acabam levando à mudanças no padrão do fluxo dos pensamentos e atitudes, que podem comprometer nossa saúde mental. No modo “automático” vivemos como se fossemos guiados por referências prontas. Para uma vida social …

Leia mais

Como saber se estou no “piloto automático”?

No modo conhecido como “piloto automático”, a pessoa vive como se fosse guiada por referências prontas e, a partir de categorias previamente estabelecidas, olha o mundo através de uma única lente. Dentro de um contexto social competitivo, no modo automático podemos agir rapidamente e nos projetarmos como eficientes e produtivos. Porém, em alguns casos, ficamos tão misturados com nossos pensamentos …

Leia mais

Sobre consumo e escolhas: o que pode haver por trás de tantos desejos?

O desejo de consumir tem relação com o que selecionamos a partir da vivência de uma experiência com as consequências que promove. O consumo intenso de bens e materiais, por exemplo, pode promover a ideia de que somente  a minoria é especial e que, portanto, quanto mais diferenciados nos tornamos, mais vantagens poderemos ter. Todos já tivemos o desejo de …

Leia mais

Mente difusa: o impacto da falta de atenção para a qualidade de vida

            Parar: eis uma grande dificuldade, num mundo que requer velocidade de pensamento e tomada de decisão, no qual é perceptível o imediatismo e a falta de tolerância, manifestados até mesmo na dificuldade que desenvolvemos em ficarmos sós. A aceleração constante de pensamentos e atitudes junto à necessidade de recebimento da atenção do outro com …

Leia mais

Coaching e Psicoterapia: um diálogo possível

          O alcance da tão desejada “felicidade” não depende exclusivamente de boa-vontade. Há realmente “o outro lado” da moeda. Quanto maior a expectativa ou cobrança, maior o sofrimento. Infelizmente, nem todos os meios de auxílio oferecidos possuem fundamentação científica que assegure a confiabilidade necessária para que um processo de mudanças ocorra com segurança. Ao contrário do que …

Leia mais

Relacionamentos abusivos: como ocorrem e o que os mantém?

Toda forma de relacionamento que implica em imposição direta ou indireta de sofrimento a um dos parceiros pode ser considerada abusiva. Os vários tipos de violência são sempre um risco para perturbações físicas ou emocionais, impactando negativamente na qualidade de vida. Um namoro abusivo pode ser porta de entrada para uma união duradoura baseada na violação do espaço individual e …

Leia mais

De animais de estimação a “emotional pets”: entenda porque a “bichoterapia” promove mudanças

Podemos aprender muito com os animais… sempre! Esta relação de milhares de anos tem papel importante na vida do homem. De animais de estimação a “emotional pets”, a convivência com os bichos tem se comprovado terapêutica, ou seja: promotora de mudanças positivas, a partir da criação do vínculo entre homem/animal. Diferentemente dos seres humanos, os animais não aprendem atitudes como …

Leia mais

Apegar-se e desapegar-se: a separação como forma de crescimento

“Morrer” ou “perder alguém que se ama” são respostas que geralmente encabeçam muitas pesquisas sobre os maiores medos do ser humano. Estudiosos do comportamento, como J. Bowlby (1907-1990) pressupõem que as primeiras relações fornecem a base para o desenvolvimento da autoconfiança. Em linhas gerais, podemos definir apego como o tipo de vínculo no qual o senso de segurança encontra-se relacionado. …

Leia mais

Vivendo COMpaixão!

     Quando divergimos de alguém, podemos escolher entre um posicionamento em função de um possível benefício (ainda que, para muitos, seja apenas o de “ter a última palavra”) ou de qualquer outra atitude que possa aumentar as chances de trazer benefício para ambos. Quando optamos pela segunda alternativa, estamos treinando um olhar compassivo para as nossas limitações e também …

Leia mais

Saiba se seu filho é vítima de bullying e o que fazer para evitar

Em entrevista à jornalista Giorgia Cavicchioli, do R7 da Record, a Psicóloga Tatiana Berta fala sobre o contexto em que o bullying está inserido e dá orientações sobre como lidar com o problema. Confira na íntegra:   O recente lançamento da série 13 Reasons Why e a morte de uma adolescente de 14 anos dentro da sala de aula em Porto Alegre relembrou a importância …

Leia mais

Quando uma palavra pode mudar o dia de alguém…

            Uma palavra pode mudar o dia de alguém. Sim, uma grande verdade: pode mudar não só o dia, mas tudo: para melhor ou para pior!             Somos seres sociais e precisamos, portanto, uns dos outros. Quando nossas primeiras referências de cuidado nos oferecem confiança e acolhimento, nos sentimos valorizados e importantes. …

Leia mais

Quando o estresse dói na pele!

Será que consigo responder? – Qual foi meu último desconforto físico? – Que pensamentos tenho nas horas que antecedem meu afazer/compromisso/trabalho? – Quando chego no local de trabalho (ou convivência), me percebo com energia ou com vontade de voltar para casa? – No final do dia, tenho vontade de realizar outras atividades e estar em contato com as pessoas ou …

Leia mais

Mindfulness: presente que se recebe do momento presente!

Em tempos agitados, em que somos exigidos ao máximo em nossas habilidades, o mais difícil é parar. Não que não queiramos ou não entendamos que não seja necessário, mas porque simplesmente a maioria de nós não consegue. Acostumados a pensar o tempo todo, na mesma intensidade em que ocorre um turbilhão de demandas, nos vemos sempre “funcionando”, na maior parte …

Leia mais

Vida de mãe: como auxiliar no puerpério

“Durante os nove meses de gestação, não somente o bebê é gerado, mas também o desejo pela completude: acolher, proteger, nutrir…  Palavras mágicas, que representam, na essência, o desejo de ser mãe. Quando uma mulher engravida, mudanças ocorrem não somente no corpo, mas na rotina, na família e em tudo ao redor. Quando nasce o bebê, nasce uma mãe, e com ela …

Leia mais

Da família sem filhos ao “tamanho família”: desejo ou necessidade?

A avaliação do outro, aberta ou oculta, é inevitável e torna-se necessário aprender a conviver com ela, sem perder-se dos próprios valores. Tarefa fácil? Difícil, porém necessária. Muitas vezes, a fala comum torna regra, podendo estimular tomadas de decisão precipitadas e até mesmo pouco seguras. Quando não se tem filhos, se ouvem questionamentos. Quando se tem um filho, por vezes, …

Leia mais

A família vai aumentar. E agora?

O que vai dentro desse grande coração de mãe que não se cansa, que não se desliga e que infinitamente se divide sem perder força e coragem? Junto com tudo o que é inerente à função materna cabem também os cuidados e os olhares diferenciados em cada momento, a cada instante de vida, e aí fica uma pergunta: o que fazer …

Leia mais

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: quando procurar ajuda?

Agitação, dificuldade para prestar atenção às instruções e impaciência são comportamentos cada vez mais característicos nas nossas crianças, inseridas na dinâmica cada vez mais “veloz” de um mundo repleto de estímulos e recursos inimagináveis. No entanto, por vezes é bastante difícil distinguir essas características de um problema que requer cuidado. Até que ponto as crianças estão apenas aprendendo a serem mais “ativas” pela necessidade que se apresenta ou essa hiperatividade é característica de um quadro clínico a ser …

Leia mais

“Quem manda na casa?” : diferenças entre falta de limites e transtorno de comportamento

O transtorno desafiador opositivo costuma por vezes ser “confundido” com o que se chama de “temperamento forte”, “gênio difícil”, termos tão usados no passado, numa tentativa de explicar porque algumas crianças insistem em desafiar, desobedecer regras ou discutir com adultos. Alguns critérios podem auxiliar a diferenciar o quadro e outros comportamentos, comuns ao processo de aprendizagem de regras e limites. …

Leia mais

Transtornos alimentares: o que são e como tratar?

Os transtornos alimentares como anorexia nervosa e bulimia, por exemplo, atingem tanto meninos como meninas, adolescentes e adultos, em fase escolar ou não. Pesquisas apontam que a prevalência é maior entre as meninas – 90% dos casos.  De maneira geral, nos casos de anorexia existe um grande medo de engordar, fazendo com que a pessoa “se enxergue” gorda, mesmo quando …

Leia mais

Como auxiliar no aprendizado escolar de nossas crianças?

“Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento.” (Skinner, 1968, p.5) Em se tratando de vida escolar, tarefas, avaliações normalmente nos atemos mais aos erros do que aos acertos, focando mais nos erros que nossos filhos ou alunos cometem durante sua trajetória escolar. Nesses momentos estamos apenas tentando corrigi-los e mostrar qual seria o caminho ideal, mais curto mais …

Leia mais

Volta às aulas com confiança: dez dicas para mamães, papais e responsáveis

Depois de algum tempo fora da rotina, geralmente caracterizado pelo contato mais frequente com a família – isso sem falar nos “mimos” dos avós e outros parentes ou amigos, a famosa volta às aulas costuma sinalizar, para muitas famílias, um período de dificuldades, que pode incluir desde recusa da idéia de ir para a escola até mesmo problemas com o sono e …

Leia mais

Por que alguns gestores mandam e outros lideram?

“Dê poder a alguém e o conhecerá.” Não raro, importantes referenciais de gestão deixam de ser simpáticos à maioria, ao assumirem suas posições. Conhecer o próprio padrão de comportamento, especialmente quando se ocupa funções de referência, é condição básica para aprender a relacionar-se positivamente com os demais, favorecendo resultados comuns.             Kaspary e Seminotti (2011) relembram a importância de consideramos …

Leia mais

Boletins escolares: como lidar com o medo dos resultados?

     Apesar de nos parecer um termo um  tanto antigo, os resultados das avaliações, provas, exames ou qualquer nome que se queira dar, ainda vem expresso na forma de boletim.  Normalmente, esse tal boletim é aguardado ansiosamente pelos alunos o bimestre ou trimestre inteiro, gerando dúvidas, angústias e medo – seja dos pais, dos professores, ou do futuro do …

Leia mais

Esquiva ou “sabotagem”: para onde suas escolhas levam você?

            Deu preguiça de fazer algo? Aquele cansaço, desânimo e vontade de correr para casa? Cuidado, isso pode ser um movimento de esquiva. Este movimento, muitas vezes, nos protege de um desgaste imediato, porém, com o passar do tempo, não nos permite avançar nos objetivos. Todo movimento de avanço implica em mudanças e estas, não …

Leia mais

Reforço escolar: quando é necessário?

“Como lidar com algumas dificuldades escolares dos seus filhos”     Nem sempre é fácil detectar as dificuldades que as crianças e adolescentes enfrentam em seu cotidiano escolar. Por vezes os pais ficam esperando pela temida hora da entrega dos boletins bimestrais ou trimestrais, e quando percebem estão diante de um quadro bastante polêmico e de difícil resolução – o …

Leia mais

Tarefas: a difícil missão!

      Fazer tarefas ou deveres de casa realmente não é o passatempo preferido dos estudantes, porém é algo que além de necessário e fundamental para o aprendizado, pode se tornar um grande aliado de pais e filhos no quesito convivência. Sim! Convivência – horas, momentos de estudo, transmissão de saber, compartilhamento, troca e principalmente carinho!       …

Leia mais

Desilusões amorosas: como lidar?

Psicólogo e Psicopedagogo Paulo Sergio Estevam, em entrevista para a jornalista Bianca site Vila Mulher Portal Terra Trabalhar pode ajudar a superar uma desilusão amorosa? Psicólogo : Se por desilusão amorosa entendermos o término de um relacionamento, podemos pensar que não ajudará a superar, porém poderá ajudar a “sair um pouco”, a “não pensar” na situação que está causando sofrimento – …

Leia mais

Como ajudar os filhos a lidarem com “rótulos”?

Psicólogo e Psicopedagogo Paulo Sergio Estevam, em entrevista para jornalista Bianca site Vila Mulher Portal Terra: Nerd, CDF são nomes que os jovens podem odiar. Crianças e adolescentes deixam de estudar para não serem rotulados como “nerds” no colégio. Qual seria a melhor forma para os pais orientá-los em relação a isso? Logo cedo, na escola, a criança aprende que …

Leia mais

Ansiedade: até que ponto é funcional?

                Ansiedade e medo são respostas orgânicas, gravadas em nossa constituição, a fim de que nossa sobrevivência seja auxiliada. Por meio deste sentimento, o homem, com o passar do tempo, vem aprendendo a defender-se do perigo e, portanto, a evoluir. Em nosso funcionamento, a ansiedade é uma resposta bastante útil, uma vez que auxilia nosso corpo a usar todo o …

Leia mais

Como preparar-se para provas e concursos?

Sempre ouvimos que a expectativa é a “mãe” da frustração. No entanto, como não criar expectativas quando desejamos muito que algo aconteça? Tenho recebido e acompanhado, ao longo de minha experiência clínica, candidatos com todo potencial para aprovação sofrendo com reprovações, por vezes, recorrentes, em concursos, vestibulares, exames de proficiência e tantas outras provas a que nosso conhecimento teórico-prático precisa …

Leia mais

Atividades físicas: como não deixar para depois?

Mesmo com uma rotina adequada de exercícios físicos e boa alimentação, se nossos pensamentos e sentimentos não estiverem sintonizados com nossas necessidades no momento presente, o sofrimento pode ser grande. A intensa rotina diária de trabalho e estudos que, somada às cobranças que criamos para nos relacionarmos em sociedade, pode demandar sobrecarga ao organismo, que não foi “projetado” para colocar-se a …

Leia mais

Resiliência: o que nos faz fortes?

Você sabe o quanto é resiliente? Às vezes, não fazemos ideia, mas creia: certamente, muito! Consegue lembrar de quantas vezes “deu a volta por cima”? Estas lembranças são somente uma pequena amostra desta capacidade… O termo “resiliência” é relativamente novo na área da saúde, no entanto vem sendo utilizado cada vez mais, quando nos referimos à habilidade que desenvolvemos para …

Leia mais

Procrastinação: aprendendo a não “deixar tudo para depois”

Em algum momento, você já assistiu ou protagonizou uma cena como esta? “E… finalmente você senta, decidido a começar a estudar para a prova de amanhã cedo, mas antes dá só uma “olhadinha” nos emails, afinal de contas pode ter algo importante, não é? Pronto, agora já dá pra estudar, mas antes só uma passadinha rápida pela página rede social, …

Leia mais

Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem: conversando sobre Dislexia, Disgrafia, Discalculia e Dislalia

  O que vem a ser dificuldades, problemas, ou transtornos de aprendizagem? Para iniciarmos, talvez seja ideal definirmos o termo tão usado atualmente – transtorno. De acordo com a Classificação de transtornos mentais e de comportamento – CID 10, “transtorno’ não é um termo exato, porém indica a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível, associado, na …

Leia mais

Terapia de Casal: quando buscar ajuda?

  O início de qualquer relacionamento é permeado pelo encantamento e, sobretudo, pelo desejo de encontrarmos no outro tudo aquilo que precisamos para nos sentir plenos. Expressões como “ele(a) encontrou a metade da laranja” ou “a tampa da panela” são de uso comum e costumam referir o quanto uma relação aparenta estar funcionando bem. De forma metafórica, no entanto, podemos …

Leia mais

Medo que imobiliza? Saiba a partir de que ponto o medo atrapalha…

  O medo é um sentimento comum a todos os seres. Como todo comportamento (sentimentos, pensamentos ou ações), existe porque tem uma função para nossa sobrevivência. Se não tivéssemos medo, provavelmente, no mundo em que vivemos, aumentaríamos nossas chances de sofrermos acidentes ou nos colocarmos situações em que nos tornamos “presas” possíveis, como no caso de um assalto. O medo …

Leia mais

Assertividade: desenvolvendo habilidades sociais

“Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. Você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue.” Anna Eleanor Roosevelt  Assertividade: desenvolvendo habilidades sociais Neste primeiro texto sobre o desenvolvimento de habilidades, mais especificamente nas relações, gostaria de conversar um pouquinho com o leitor sobre a relação dos comportamentos assertivos e …

Leia mais

Relacionamento: hábitos que atrapalham a vida a dois

* Entrevista concedida pela Psicóloga Tatiana Berta à revista AnaMaria (jornalista Ricardo Régener, em Janeiro de 2013, reproduzida integralmente).   Jornalista: Um casal, quando se decide a viver uma vida em comum, precisa adaptar-se e, ao mesmo tempo, manter a individualidade. Qual é o ponto de equilíbrio? Psicóloga: Tenho percebido, em minha prática clínica, que o desgaste dos relacionamentos normalmente …

Leia mais

O trabalho pode substituir uma perda?

Nesta entrevista, concedida a um portal de saúde, o Psicólogo Paulo Sergio Estevam Ferreira (*), comenta sobre a relação entre trabalho e término de relacionamento: Trabalhar muito pode ajudar a superar uma desilusão amorosa? Se por desilusão amorosa entendermos o término de um relacionamento, podemos pensar que não ajudará a superar, porém poderá ajudar a “sair um pouco”, a “não …

Leia mais

Síndrome de Burnout: saiba reconhecer os fatores de risco

Se existe sofrimento que acarreta em perda da qualidade de vida, as ações devem ser imediatas.  No entanto, devido às demandas do cotidiano, muitas vezes, vamos “passando por cima” do desconforto e a busca do auxílio vai ficando para depois. Um quadro caracterizado por sofrimento constante na rotina de trabalho e que leva à necessidade de afastamento por licença médica, …

Leia mais