sábado , 16 dezembro 2017

Arquivo da categoria: Situações e Tratamentos

Relacionamentos abusivos: como ocorrem e o que os mantém?

abusive

Toda forma de relacionamento que implica em imposição direta ou indireta de sofrimento a um dos parceiros pode ser considerada abusiva. Os vários tipos de violência são sempre um risco para perturbações físicas ou emocionais, impactando negativamente na qualidade de vida. Um namoro abusivo pode ser porta de entrada para uma união duradoura baseada na violação do espaço individual e ... Leia Mais »

De animais de estimação a “emotional pets”: entenda porque a “bichoterapia” promove mudanças

cao terapeuta

Podemos aprender muito com os animais… sempre! Esta relação de milhares de anos tem papel importante na vida do homem. De animais de estimação a “emotional pets”, a convivência com os bichos tem se comprovado terapêutica, ou seja: promotora de mudanças positivas, a partir da criação do vínculo entre homem/animal. Diferentemente dos seres humanos, os animais não aprendem atitudes como ... Leia Mais »

Apegar-se e desapegar-se: a separação como forma de crescimento

ansiedade de separação

“Morrer” ou “perder alguém que se ama” são respostas que geralmente encabeçam muitas pesquisas sobre os maiores medos do ser humano. Estudiosos do comportamento, como J. Bowlby (1907-1990) pressupõem que as primeiras relações fornecem a base para o desenvolvimento da autoconfiança. Em linhas gerais, podemos definir apego como o tipo de vínculo no qual o senso de segurança encontra-se relacionado. ... Leia Mais »

Vivendo COMpaixão!

I'm here for you

     Quando divergimos de alguém, podemos escolher entre um posicionamento em função de um possível benefício (ainda que, para muitos, seja apenas o de “ter a última palavra”) ou de qualquer outra atitude que possa aumentar as chances de trazer benefício para ambos. Quando optamos pela segunda alternativa, estamos treinando um olhar compassivo para as nossas limitações e também ... Leia Mais »

Saiba se seu filho é vítima de bullying e o que fazer para evitar

13razoes

Em entrevista à jornalista Giorgia Cavicchioli, do R7 da Record, a Psicóloga Tatiana Berta fala sobre o contexto em que o bullying está inserido e dá orientações sobre como lidar com o problema. Confira na íntegra:   O recente lançamento da série 13 Reasons Why e a morte de uma adolescente de 14 anos dentro da sala de aula em Porto Alegre relembrou a importância ... Leia Mais »

Não consegue elogiar? Tudo bem, mas o “não dito” também fala…

heart

            Uma palavra pode mudar o dia de alguém. Sim, uma grande verdade: pode mudar não só o dia, mas tudo: para melhor ou para pior!             Somos seres sociais e precisamos, portanto, uns dos outros. Quando nossas primeiras referências de cuidado nos oferecem confiança e acolhimento, nos sentimos valorizados e importantes. ... Leia Mais »

Quando o estresse dói na pele!

estresse pele

Será que consigo responder? - Qual foi meu último desconforto físico? - Que pensamentos tenho nas horas que antecedem meu afazer/compromisso/trabalho? - Quando chego no local de trabalho (ou convivência), me percebo com energia ou com vontade de voltar para casa? - No final do dia, tenho vontade de realizar outras atividades e estar em contato com as pessoas ou ... Leia Mais »

Mindfulness: presente que se recebe do momento presente!

meditando

Em tempos agitados, em que somos exigidos ao máximo em nossas habilidades, o mais difícil é parar. Não que não queiramos ou não entendamos que não seja necessário, mas porque simplesmente a maioria de nós não consegue. Acostumados a pensar o tempo todo, na mesma intensidade em que ocorre um turbilhão de demandas, nos vemos sempre “funcionando”, na maior parte ... Leia Mais »

Vida de mãe: como auxiliar no puerpério

mummy

“Durante os nove meses de gestação, não somente o bebê é gerado, mas também o desejo pela completude: acolher, proteger, nutrir…  Palavras mágicas, que representam, na essência, o desejo de ser mãe. Quando uma mulher engravida, mudanças ocorrem não somente no corpo, mas na rotina, na família e em tudo ao redor. Quando nasce o bebê, nasce uma mãe, e com ela ... Leia Mais »

Da família sem filhos ao “tamanho família”: desejo ou necessidade?

familia e cachorro

A avaliação do outro, aberta ou oculta, é inevitável e torna-se necessário aprender a conviver com ela, sem perder-se dos próprios valores. Tarefa fácil? Difícil, porém necessária. Muitas vezes, a fala comum torna regra, podendo estimular tomadas de decisão precipitadas e até mesmo pouco seguras. Quando não se tem filhos, se ouvem questionamentos. Quando se tem um filho, por vezes, ... Leia Mais »

A família vai aumentar. E agora?

new baby

O que vai dentro desse grande coração de mãe que não se cansa, que não se desliga e que infinitamente se divide sem perder força e coragem? Junto com tudo o que é inerente à função materna cabem também os cuidados e os olhares diferenciados em cada momento, a cada instante de vida, e aí fica uma pergunta: o que fazer ... Leia Mais »

Quando a hiperatividade é um transtorno?

hiperatividade

Agitação, dificuldade para prestar atenção às instruções e impaciência são comportamentos cada vez mais característicos nas nossas crianças, inseridas na dinâmica cada vez mais “veloz” de um mundo repleto de estímulos e recursos inimagináveis. No entanto, por vezes é bastante difícil distinguir essas características de um problema que requer cuidado. Até que ponto as crianças estão apenas aprendendo a serem mais “ativas” pela necessidade que se apresenta ou essa hiperatividade é característica de um quadro clínico a ser ... Leia Mais »

“Quem manda na casa?” : diferenças entre falta de limites e transtorno de comportamento

reizinho

O transtorno desafiador opositivo costuma por vezes ser “confundido” com o que se chama de “temperamento forte”, “gênio difícil”, termos tão usados no passado, numa tentativa de explicar porque algumas crianças insistem em desafiar, desobedecer regras ou discutir com adultos. Alguns critérios podem auxiliar a diferenciar o quadro e outros comportamentos, comuns ao processo de aprendizagem de regras e limites. ... Leia Mais »

Transtornos alimentares: o que são e como tratar?

eating-disorders2

Os transtornos alimentares como anorexia nervosa e bulimia, por exemplo, atingem tanto meninos como meninas, adolescentes e adultos, em fase escolar ou não. Pesquisas apontam que a prevalência é maior entre as meninas – 90% dos casos.  De maneira geral, nos casos de anorexia existe um grande medo de engordar, fazendo com que a pessoa “se enxergue” gorda, mesmo quando ... Leia Mais »

Como auxiliar no aprendizado escolar de nossas crianças?

Mother helping daughter with homework

“Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento.” (Skinner, 1968, p.5) Em se tratando de vida escolar, tarefas, avaliações normalmente nos atemos mais aos erros do que aos acertos, focando mais nos erros que nossos filhos ou alunos cometem durante sua trajetória escolar. Nesses momentos estamos apenas tentando corrigi-los e mostrar qual seria o caminho ideal, mais curto mais ... Leia Mais »

Volta às aulas com confiança: dez dicas para mamães, papais e responsáveis

volta as aulas

Depois de algum tempo fora da rotina, geralmente caracterizado pelo contato mais frequente com a família – isso sem falar nos “mimos” dos avós e outros parentes ou amigos, a famosa volta às aulas costuma sinalizar, para muitas famílias, um período de dificuldades, que pode incluir desde recusa da idéia de ir para a escola até mesmo problemas com o sono e ... Leia Mais »

Por que alguns líderes mandam e outros lideram?

0_61_320_crazy_boss

“Dê poder a alguém e o conhecerá.” Não raro, importantes referenciais de gestão deixam de ser simpáticos à maioria, ao assumirem suas posições. Conhecer o próprio padrão de comportamento, especialmente quando se ocupa funções de referência, é condição básica para aprender a relacionar-se positivamente com os demais, favorecendo resultados comuns.             Kaspary e Seminotti (2011) relembram a importância de consideramos ... Leia Mais »

Boletins escolares: como lidar com o medo dos resultados?

0010907568X-565x849

     Apesar de nos parecer um termo um  tanto antigo, os resultados das avaliações, provas, exames ou qualquer nome que se queira dar, ainda vem expresso na forma de boletim.  Normalmente, esse tal boletim é aguardado ansiosamente pelos alunos o bimestre ou trimestre inteiro, gerando dúvidas, angústias e medo – seja dos pais, dos professores, ou do futuro do ... Leia Mais »

Esquiva ou “sabotagem”: para onde suas escolhas levam você?

esquiva

            Deu preguiça de fazer algo? Aquele cansaço, desânimo e vontade de correr para casa? Cuidado, isso pode ser um movimento de esquiva. Este movimento, muitas vezes, nos protege de um desgaste imediato, porém, com o passar do tempo, não nos permite avançar nos objetivos. Todo movimento de avanço implica em mudanças e estas, não ... Leia Mais »

Reforço escolar: quando é necessário?

0003333958KK-849x565

“Como lidar com algumas dificuldades escolares dos seus filhos”     Nem sempre é fácil detectar as dificuldades que as crianças e adolescentes enfrentam em seu cotidiano escolar. Por vezes os pais ficam esperando pela temida hora da entrega dos boletins bimestrais ou trimestrais, e quando percebem estão diante de um quadro bastante polêmico e de difícil resolução – o ... Leia Mais »

Tarefas: a difícil missão!

0010383009X-849x565

      Fazer tarefas ou deveres de casa realmente não é o passatempo preferido dos estudantes, porém é algo que além de necessário e fundamental para o aprendizado, pode se tornar um grande aliado de pais e filhos no quesito convivência. Sim! Convivência – horas, momentos de estudo, transmissão de saber, compartilhamento, troca e principalmente carinho!       ... Leia Mais »

Desilusões amorosas: como lidar?

couple2

Psicólogo e Psicopedagogo Paulo Sergio Estevam, em entrevista para a jornalista Bianca site Vila Mulher Portal Terra Trabalhar pode ajudar a superar uma desilusão amorosa? Psicólogo : Se por desilusão amorosa entendermos o término de um relacionamento, podemos pensar que não ajudará a superar, porém poderá ajudar a “sair um pouco”, a “não pensar” na situação que está causando sofrimento – ... Leia Mais »

Nerds: Como orientar seus filhos para que não sofram com rótulos?

TDAH

Psicólogo e Psicopedagogo Paulo Sergio Estevam, em entrevista para jornalista Bianca site Vila Mulher Portal Terra: Nerd, CDF são nomes que os jovens podem odiar. Crianças e adolescentes deixam de estudar para não serem rotulados como “nerds” no colégio. Qual seria a melhor forma para os pais orientá-los em relação a isso? Logo cedo, na escola, a criança aprende que ... Leia Mais »

Ansiedade: até que ponto é funcional?

Ansiedade Mãos

                Ansiedade e medo são respostas orgânicas, gravadas em nossa constituição, a fim de que nossa sobrevivência seja auxiliada. Por meio deste sentimento, o homem, com o passar do tempo, vem aprendendo a defender-se do perigo e, portanto, a evoluir. Em nosso funcionamento, a ansiedade é uma resposta bastante útil, uma vez que auxilia nosso corpo a usar todo o ... Leia Mais »

Como lidar com a proximidade das provas e concursos?

exam 2

Sempre ouvimos que a expectativa é a “mãe” da frustração. No entanto, como não criar expectativas quando desejamos muito que algo aconteça? Tenho recebido e acompanhado, ao longo de minha experiência clínica, candidatos com todo potencial para aprovação sofrendo com reprovações, por vezes, recorrentes, em concursos, vestibulares, exames de proficiência e tantas outras provas a que nosso conhecimento teórico-prático precisa ... Leia Mais »

Atividades físicas: como não deixar para depois?

academia

Mesmo com uma rotina adequada de exercícios físicos e boa alimentação, se nossos pensamentos e sentimentos não estiverem sintonizados com nossas necessidades no momento presente, o sofrimento pode ser grande. A intensa rotina diária de trabalho e estudos que, somada às cobranças que criamos para nos relacionarmos em sociedade, pode demandar sobrecarga ao organismo, que não foi “projetado” para colocar-se a ... Leia Mais »

Resiliência: o que nos faz fortes?

cordaesticada

Você sabe o quanto é resiliente? Às vezes, não fazemos ideia, mas creia: certamente, muito! Consegue lembrar de quantas vezes “deu a volta por cima”? Estas lembranças são somente uma pequena amostra desta capacidade… O termo “resiliência” é relativamente novo na área da saúde, no entanto vem sendo utilizado cada vez mais, quando nos referimos à habilidade que desenvolvemos para ... Leia Mais »

Procrastinação: aprendendo a não “deixar tudo para depois”

procrastinação

Em algum momento, você já assistiu ou protagonizou uma cena como esta? “E… finalmente você senta, decidido a começar a estudar para a prova de amanhã cedo, mas antes dá só uma “olhadinha” nos emails, afinal de contas pode ter algo importante, não é? Pronto, agora já dá pra estudar, mas antes só uma passadinha rápida pela página rede social, ... Leia Mais »

Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem: conversando sobre Dislexia, Disgrafia, Discalculia e Dislalia

dificuldades aprendizagem

  O que vem a ser dificuldades, problemas, ou transtornos de aprendizagem? Para iniciarmos, talvez seja ideal definirmos o termo tão usado atualmente – transtorno. De acordo com a Classificação de transtornos mentais e de comportamento – CID 10, “transtorno’ não é um termo exato, porém indica a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível, associado, na ... Leia Mais »

Terapia de Casal: quando buscar ajuda?

casal

  O início de qualquer relacionamento é permeado pelo encantamento e, sobretudo, pelo desejo de encontrarmos no outro tudo aquilo que precisamos para nos sentir plenos. Expressões como “ele(a) encontrou a metade da laranja” ou “a tampa da panela” são de uso comum e costumam referir o quanto uma relação aparenta estar funcionando bem. De forma metafórica, no entanto, podemos ... Leia Mais »

Medo que imobiliza? Saiba a partir de que ponto o medo atrapalha…

fear

  O medo é um sentimento comum a todos os seres. Como todo comportamento (sentimentos, pensamentos ou ações), existe porque tem uma função para nossa sobrevivência. Se não tivéssemos medo, provavelmente, no mundo em que vivemos, aumentaríamos nossas chances de sofrermos acidentes ou nos colocarmos situações em que nos tornamos “presas” possíveis, como no caso de um assalto. O medo ... Leia Mais »

Assertividade: desenvolvendo habilidades sociais

dizernao

“Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. Você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue.” Anna Eleanor Roosevelt  Assertividade: desenvolvendo habilidades sociais Neste primeiro texto sobre o desenvolvimento de habilidades, mais especificamente nas relações, gostaria de conversar um pouquinho com o leitor sobre a relação dos comportamentos assertivos e ... Leia Mais »

Relacionamento: hábitos que atrapalham a vida a dois

casalbagunca

* Entrevista concedida pela Psicóloga Tatiana Berta à revista AnaMaria (jornalista Ricardo Régener, em Janeiro de 2013, reproduzida integralmente).   Jornalista: Um casal, quando se decide a viver uma vida em comum, precisa adaptar-se e, ao mesmo tempo, manter a individualidade. Qual é o ponto de equilíbrio? Psicóloga: Tenho percebido, em minha prática clínica, que o desgaste dos relacionamentos normalmente ... Leia Mais »

O trabalho pode substituir uma perda?

maos-dadas (1)

Nesta entrevista, concedida a um portal de saúde, o Psicólogo Paulo Sergio Estevam Ferreira (*), comenta sobre a relação entre trabalho e término de relacionamento: Trabalhar muito pode ajudar a superar uma desilusão amorosa? Se por desilusão amorosa entendermos o término de um relacionamento, podemos pensar que não ajudará a superar, porém poderá ajudar a “sair um pouco”, a “não ... Leia Mais »

Síndrome de Burnout: o que é?

burnout

Saiba se você sofre deste mal dos nossos tempos… Quando um problema se torna um caso clínico? A resposta parece simples: “quando há um sofrimento que acarreta perda da qualidade de vida”. No entanto, devido às demandas da rotina diária, muitas vezes, se torna difícil identificar esta resposta e, sobretudo, reconhecer a necessidade de auxílio. Uma das causas de sofrimento ... Leia Mais »

Metas ou obrigações: saiba quando um objetivo passa do limite

metamoney

* Entrevista concedida pela Psicóloga Tatiana Berta ao Portal Unilever, em Janeiro de 2013 (reproduzida integralmente) Em que ponto uma meta pode ter passado do limite e se tornado uma obrigação, uma limitação? O estabelecimento de metas precisa ter uma função na vida do indivíduo. Se este, no decorrer de sua história de aprendizagem, ao traçar objetivos, for reforçado positivamente ... Leia Mais »

Consumo excessivo: necessidade ou transtorno de comportamento?

compras

Até que ponto consumir é uma necessidade? Quem é que nunca se sentiu tentado a comprar tal celular ou usar tal grife para ser visto como alguém que “está na moda” ou “dentro de determinado padrão”? O problema, no entanto, não é ceder ao desejo eventual de comprar, mas fazer disso uma necessidade real, o que acaba por afetar a ... Leia Mais »

Amor e Limites: equilíbrio necessário!

0009985489V-849x565

     Aceitar as frustrações da vida, muitas vezes, é tarefa difícil para adultos inseguros e com um padrão de baixa tolerância. Reconhecer as próprias fragilidades e compreender que nem sempre as consequências que desejamos são as que, de fato, ocorrerão confere autoconfiança. Um adulto com características de autoconfiança possivelmente teve mais oportunidades para o desenvolvimento destas no decorrer de ... Leia Mais »

Autoestima e Fortalecimento das Relações

autoestima3

O sentimento de não aceitação é talvez um dos piores que alguém pode experimentar e possui uma relação direta com  ideias como as de “não ser desejado” ou “não ser amado”. A ideia de rejeição está ainda ligada ao desamparo. O ser humano, com toda sua complexidade, precisa do acolhimento do outro, desde o momento de sua concepção, a fim ... Leia Mais »

Ciúme: qual é o limite?

0010402724Z-565x849

“O ciúme é aquela dor que dá quando percebemos que a pessoa amada pode ser feliz sem a gente.” (Rubem Alves) “De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio.” (Michel de Montaigne) Recentemente, fui convidada a falar sobre o “ciúme”: comportamento que, tantas vezes, causa sofrimento, ... Leia Mais »

Mania de assistir TV: conversando sobre a função do entretenimento

a_vida_da_gente_fim

Ao ler tantos comentários, postados em redes sociais, lamentando o final da novela das 18h, chamaram-me atenção os motivos que levam muitas pessoas a ficarem ligadas à telinha, durante boa parte de seus dias, por meses… Independentemente de discorrer a favor ou contra assistir novelas, “A Vida da gente”, de forma especial, parece ter sido criada e desenvolvida com tamanha ... Leia Mais »

Refletindo sobre Comportamento e Indivíduo

mau comportamento

“… o mau comportamento não faz do indivíduo uma pessoa ruim. É realmente importante separar o comportamento do indivíduo. As pessoas podem comportar-se mal se não tiverem os recursos internos ou capacidade para agir de forma diferenciada. Talvez elas se encontrem em um ambiente que as impede de ser melhor do que podem. Ajudar alguém a desenvolver competências e habilidades ... Leia Mais »

Por que pode ser tão difícil relaxar?

cupcakestressado

É feriado? Aproveite… para relaxar! Quando falamos em feriados prolongados como os de Carnaval, muitos pensam logo em festa, música, barulho e, até mesmo, somente na farra! No entanto, para outros, que não “curtem” tal combinação,  nem sempre é fácil  ficar à toa, apenas aproveitando o momento… Isto normalmente ocorre porque as exigências do cotidiano, para que se possa desfrutar ... Leia Mais »

Meu filho precisa de terapia?

0010145550Z-849x565

      Durante nosso desenvolvimento, passamos por diferentes fases, nas quais aprendemos a nos comportar, de acordo com o que o meio nos oferece. É neste aprendizado, por meio da experiência vivida, que firmamos as características que, mais tarde, nos identificarão como seres únicos e passamos ser, desta forma, reconhecidos pelos outros. A forma como somos vistos pelas outras ... Leia Mais »

Assertividade: permitir-se dizer NÃO

0010356590U-849x565

Quem nunca saiu de uma discussão com a sensação de ter perdido uma bela oportunidade para dizer algo ou com pensamentos de que “eu devia ter-lhe respondido com o argumento tal” ou “eu não tenho jeito para discutir”? Será que é correto pedir ou recusar tal coisa? Vou perder a amizade desta pessoa ou magoá-la, se não fizer o que ... Leia Mais »

Quando procurar um Psicólogo?

terapia2

Há alguns momentos em que você se depara com sentimentos e pensamentos que não gostaria de ter. Pode se pegar pensando demais em coisas ruins, sentir angústia, tristeza, muita ansiedade, medo, preocupação, raiva, sensação de fracasso, impotência, desânimo, agitação ou cansaço frequentes. Há momentos em que sua cabeça não tem descanso e outros em que tudo o que você gostaria ... Leia Mais »

Entenda o Transtorno do Pânico

panico

Pânico:  o transtorno da modernidade…   De repente, “do nada”, começam as sensações: palpitação (taquicardia), suor, náusea, sensação de desmaio, tontura e uma idéia fixa de que algo muito ruim vai acontecer… No meio desta confusão de pensamentos e sensações, é comum o corre-corre para o pronto atendimento mais próximo, numa tentativa desesperada de entender o que está acontecendo e ... Leia Mais »

Psicoterapia na Terceira Idade

maos idosos

  “Uma boa época para se pensar sobre a velhice é  a juventude, e a principal hora de se pensar sobre ela é certamente ao ficarmos velhos”. B.F.Skinner PSICOTERAPIA NA TERCEIRA IDADE Todo momento pode ser considerado um bom e importante momento para pensarmos no bem-estar nosso e de quem está a nossa volta, seja qual for a época de nossas vidas ... Leia Mais »

Somatização: como o nosso corpo “responde” ao desgaste?

urso

Tratamento Comportamental e Cognitivo para Somatização Quantas vezes já ouvimos que “Fulano teve um piripaque” ou que “Ciclano teve uma coisa”? O que será que informalmente algumas pessoas querem dizer com estas palavras, ao se referirem ao estado emocional de alguém que tem um sofrimento para o qual a explicação não parece evidente? Manifestações de angústia e sofrimento psíquicos hoje são designadas ... Leia Mais »

Relacionamentos: Por que nos conformamos em relações que não trazem felicidade?

briga de casal

  Nesta entrevista, concedida à Rede Gospel de Televisão, a Psicóloga Tatiana Berta responde a diversas questões sobre as dificuldades dos relacionamentos do nosso cotidiano… Primeira Parte: P – Dra.Tatiana, muito obrigada por ter aceitado nosso convite e estar aqui com a gente hoje… a Dra. está aqui com a gente para falar um pouquinho de como administrar os relacionamentos… ... Leia Mais »