Serviços

SERVIÇOS

Terapia TCC

PSICOTERAPIA (Terapia Comportamental Cognitiva)

     A Terapia Comportamental e Cognitiva (TCC) tem avançado nas últimas décadas devido à comprovação de sua eficácia, cada vez maior, por meio de estudos científicos, ao redor do mundo. Objetiva auxiliar na mudança de comportamentos (pensamentos, sentimentos e atitudes) disfuncionais, promovendo qualidade de vida. “Centenas de estudos baseados em pesquisas demonstraram que a terapia auxilia pessoas que enfrentam um grande número de dificuldades, incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares, obesidade, tabagismo e comportamentos adictos.” (Beck, J. 2007).

     No ambiente terapêutico, por meio dos procedimentos próprios da abordagem e do estabelecimento de uma relação de confiança mútua, o terapeuta comportamental procura compreender o padrão de comportamento individual, identificando e avaliando as variáveis envolvidas. Por meio do manejo clínico, o cliente é estimulado a desenvolver e aprender comportamentos mais adaptados, que o auxiliem a inserir-se melhor no contexto em que vive, de acordo com a necessidade apresentada.

     A TCC é indicada para crianças, adolescentes e adultos e se aplica a diferentes casos, como o tratamento dos transtornos de ansiedade (ansiedade generalizada, fobias específicas, transtorno de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo); transtornos alimentares; quadros depressivos e  diferentes situações de crise (dificuldades nas relações interpessoais, por exemplo); dentre outras situações. O formato da terapia pode ser individual, de casal e familiar.

couple2TERAPIA DE CASAL

     A Terapia de Casal é recomendada quando o sofrimento de um ou ambos os parceiros é claramente um problema de relacionamento. Podemos fazer referência às situações de conflito, como a diminuição do desejo sexual, a dificuldade de valorizar os aspectos positivos da relação (enfatizando os negativos), a dificuldade no manejo da educação dos filhos, os sentimentos de indiferença com relação ao parceiro, a falta de ânimo para compartilhar sentimentos ou planos, o desejo de ficar mais tempo no trabalho e menos em casa, com a família, poucos momentos de lazer compartilhados, dentre outros. De forma geral, a terapia de casal se justifica quando há sofrimento na relação, acompanhado da dificuldade do casal ou de um dos parceiros em promover as mudanças necessárias.

pais free

PSICOEDUCAÇÃO (Orientação de Pais)

     Educar os filhos é um ato de amor, sobretudo por implicar em renúncias necessárias. Antigos conceitos precisam ser abandonados, na tentativa de que os pequeninos sofram menos as dificuldades da vida. No entanto, amar e dar limites são comportamentos que caminham juntos, pois os filhos aprendem não somente por meio das instruções recebidas, mas pela observação dos principais modelos de que dispõem. Aceitar as próprias limitações nos auxilia a aumentar nossas chances de obter mais ganhos na vida. Portanto, reconhecer as dificuldades, sobretudo no contexto familiar com relação aos filhos, pode ser elemento fundamental para uma mudança positiva para todos os envolvidos. Neste caso, o auxílio profissional para análise e favorecimento das mudanças comportamentais necessárias pode ser um importante recurso a ser disponibilizado.