sábado , 18 novembro 2017
Tarefas: a difícil missão!

Tarefas: a difícil missão!

      Fazer tarefas ou deveres de casa realmente não é o passatempo preferido dos estudantes, porém é algo que além de necessário e fundamental para o aprendizado, pode se tornar um grande aliado de pais e filhos no quesito convivência. Sim! Convivência – horas, momentos de estudo, transmissão de saber, compartilhamento, troca e principalmente carinho!

      A hora de fazer a tarefa não precisa ser necessariamente um martírio para pais e filhos se esse momento for pensado como um espaço planejado na rotina da criança. Essas horas podem ser junto com os pais ou com aquele que tiver mais tempo. Essa pode ser a oportunidade de acompanhar a agenda escolar de seu filho, as notas das avaliações, os conteúdos aprendidos no dia, além de saber detalhes da vida escolar que nem sempre eles contam em outros momentos do dia, afinal estamos sempre “correndo”, e por vezes apenas conferimos se eles a fizeram para não serem advertidos no dia seguinte.

      Tente estipular com seu filho um horário adequado para ambos, um local apropriado livre de outros estímulos como televisão, por exemplo. Fazer a tarefa apenas para “se livrar” dela pode não ser o ideal. A rotina é importante na vida da criança, além de também, de certa forma impor limites e regras. Busque ajudar e não fazer a tarefa pela criança – como disse acima, essa troca é bastante proveitosa para ambos. Nesse momento permita-se participar ativamente da vida escolar de seu filho, além também de mostrar o quanto o aprendizado é relevante em sua vida – aos poucos ele perceberá que o momento da tarefa é também um momento de troca de afeto e carinho, momento onde poderá ter toda sua atenção garantida e exclusiva, transformando então essa difícil missão numa grande oportunidade de aprendizado mútuo. Tente!

Consultas com o Psicólogo e Psicopedagogo Paulo Estevam poderão ser agendadas também pelo email paulo.estevam.psi@gmail.com ou telefones 98213.1941 (OI) e 95424.4920 (Tim)

Atendimentos em São Paulo (Metrô Santa Cruz)