Psicoterapia e Idosos

“Uma boa época para se pensar sobre a velhice é  a juventude, e a principal hora de se pensar sobre ela é certamente ao ficarmos velhos”. B.F.Skinner

     Todo momento pode ser considerado um bom e importante momento para pensarmos no bem-estar nosso e de quem está a nossa volta, seja qual for a época de nossas vidas – infância, adolescência, fase adulta ou velhice.

     Durante o envelhecimento alguns processos fisiológicos, emocionais e sociais, sem dúvida, acontecem e merecem atenção e consideração. Por isso é muito importante cuidar do idoso, tendo sempre em vista a psicologia do idoso.

    Pensar nessa fase da vida como sendo ainda produtiva e possível de ser bem vivida é uma tarefa de todos nós. Visando um bem-estar físico, social e psicológico, algumas medidas podem ser tomadas. Entre elas encontra-se a psicoterapia, seja ela individual ou em grupo.

    Entre as abordagens psicológicas, a TCC ou Terapia Cognitivo Comportamental, é bastante recomendada para essa fase da vida, por, entre outros fatores, ter como característica ser:

-Diretiva: o problema atual como foco do processo;

-Estruturada: é possível pensar no processo como sequencial e previamente estabelecido;

-Educativa: é possível ao paciente aprender sobre o processo e participar do mesmo ativamente.

     Além desses fatores, a TCC – Terapia Cognitiva Comportamental utiliza-se também de técnicas e treinos, como por exemplo, o de habilidades sociais, por vezes muito interessante para uma melhor interação do idoso nos mais diferentes contextos cotidianos.

    O processo psicoterapêutico pode auxiliar também o idoso a entender melhor sobre sua condição de saúde, o uso de medicamentos e tratamentos médicos, que por vezes esteja se submetendo, além também de ajuda-lo a entrar em contato com questões emocionais e psíquicas, possibilitando assim uma diminuição dos sofrimentos causados por problemas como depressão e ansiedade, por exemplo, comuns nessa faixa etária.

     A psicoterapia com o idoso visa também beneficiar os cuidadores e a família, uma vez que ao se cuidar, ao se dar o devido valor, ao saber se posicionar melhor frente às adversidades da vida, a pessoa saberá também lidar de maneira mais adequada e adaptada com todos os que com ela convivem.

    As sessões de terapia do idoso seguem o mesmo padrão e modelo das demais – são encontros semanais sempre visando uma melhora de qualidade de vida do cliente, adaptando-os às necessidades e anseios de quem busca mais do que auxílio – uma nova maneira se ver e se posicionar no mundo, com mais alegria, otimismo e bem-estar.

Fontes: Skinner, B.F. Viva bem a velhice. Ed Summus. São Paulo, 1985 – Tratado de Geriatria e Gerontologia.

Paulo Sergio Estevam Ferreira CRP 06/93350

Psicólogo, Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva e Psicopedagogo

 Atendimentos em São Paulo (Consultório próximo ao Metrô Santa Cruz)