“Ter filhos e educá-los não é uma missão, não é simples, mas a caminhada é repleta de amor, de alegrias, de risadas edificantes, de momentos inesquecíveis, de abraços apertados e de corações em sintonia. Isso não é possível colocar em um livro, só no coração de cada um de nós” (Weber, 2005)
O desejo de todo pai ou mãe para seu filho é o de que este se torne um adulto responsável, independente, ativo e munido de recursos internos que o possibilitem viver com qualidade. Lídia Weber, em seu livro “Eduque com Carinho”, nos coloca uma interessante questão a respeito da formação infantil: “Para educar uma criança, precisamos relembrar como fomos criados e como isso refletiu em nossas vidas”. Sem dúvida, uma forma de aprendizagem fundamental se dá através dos modelos que temos no decorrer de nossas histórias de vida. É possível imaginar, portanto, que os pais podem ser considerados a maior fonte de exemplos.
“Muitos pais… tiveram a sorte de ter pais intuitivos e sensíveis ou, ainda, se não os tiveram, conseguiram refletir e alterar sua história. Outros pais têm histórias difíceis e, às vezes, sem ter realmente consciência de sua história, acabam por repetir o comportamento inadequado dos pais com seus filhos.” (Weber, 2007)
Palavras-chave: orientação familiar; desenvolvimento infantil; comportamento infantil
Tatiana Berta
Psicóloga e Psicoterapeuta Comportamental e Cognitiva
CRP Principal (06/93349)
CRP RS (07/20139)
Fone: (11) 8254.6237
Atendimentos em São Paulo: Rua Bela Cintra, 968, cj. 32 (Metrô Consolação, próximo à Av. Paulista)
O conteúdo do artigo é informativo e não substitui a consulta com um Psicólogo.