Como auxiliar no aprendizado escolar de nossas crianças?

“Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento.” (Skinner, 1968, p.5)

Em se tratando de vida escolar, tarefas, avaliações normalmente nos atemos mais aos erros do que aos acertos, focando mais nos erros que nossos filhos ou alunos cometem durante sua trajetória escolar. Nesses momentos estamos apenas tentando corrigi-los e mostrar qual seria o caminho ideal, mais curto mais proveitoso, o que nos parece perfeitamente o mais correto a ser feito, pensando mais em resultados do que em processos de aprendizagem. Certo? Bem, podemos tentar lançar sobre isso outro olhar, um olhar um pouco diferenciado e empático para com aquele que aprende, que estuda, que se esforça por vezes ao máximo e não consegue o resultado esperado pelos outros. Basta para isso observarmos os arredores, as condições em que estes alunos estão estudando e tentar prover um ambiente propício para o aprendizado. Para aprender é preciso que haja possibilidades, incentivos, motivação e consequentemente reforçamento positivo contingente aos progressos de cada dia. Devemos, enquanto pais e professores nos atermos mais aos acertos (ainda que mínimos) do que aos erros, criando uma atmosfera de possibilidades, de ganhos cotidianos. Precisamos arrumar maneiras de fazer com que a criança perceba que seus esforços estão sendo recompensados e que suas dificuldades podem ser superadas, em um movimento positivo e progressivo. Acompanhar a vida escolar do filho, mostrar interesse, estar junto e participando ativamente desse processo juntamente com as outras pequenas atitudes elencadas acima pode fazer grande diferença.

Bibliografia:
B.F.Skinner. The Technology of teaching. (1968)

PAULO SERGIO ESTEVAM FERREIRA

            CRP: 06/93350

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