Sobre a importância da regulação das emoções

O desenvolvimento emocional está atrelado ao desenvolvimento social, por isso aprender a conhecer e regular as emoções é importante. Desde muito cedo, convivemos com situações em que fortes emoções são acompanhadas de atitudes de perda do controle. Não é a toa a expressão “perder a cabeça”.

É importante aprendermos, desde cedo, a contarmos nossas histórias: isso nos ajuda a compreender nossas emoções e os acontecimentos das nossas vidas. Evitar falar sobre o que trouxe desconforto, só faz com que o desconforto ocupe um lugar maior do que deveria. Falar sobre um acontecimento ou uma emoção difícil pode ser um excelente caminho para nosso desenvolvimento.

O desenvolvimento da autorregulação é função executiva do cérebro, que precisa ser treinado para ser fortalecido. Muito pequenos, já podemos aprender a reconhecer e buscar formas de lidar com emoções como medo e raiva. As pessoas que convivem diretamente com as crianças no dia a dia tem essa bonita é importante missão, direta ou indiretamente. Aprender a discriminar os sentimentos, nomeando-os desde cedo, ajuda a acalmar a atividade dos circuitos neuronais.

Se você tem dúvidas ou gostaria de compreender e ampliar seu conhecimento e repertório de atitudes frente aos diversos sentimentos, não hesite em buscar auxílio de um Psicólogo, profissional que estuda o desenvolvimento humano e, especialmente, o funcionamento de nosso cérebro na regulação das emoções nas diferentes fases. Precisamos de segurança e gentileza para que nosso potencial de desenvolvimento seja estimulado e realizado.

Tatiana Berta Otero

*Psicóloga Clínica, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva, Mestre em Ciências da Saúde.