Posso viajar com meu cãozinho de suporte emocional na cabine do avião?

Podemos sempre aprender com os animais! Nossos companheiros bichos podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades como regulação emocional, a partir da interação e construção de vínculo.

Tamanha a importância desta convivência,  que pode ser também utilizada como recurso (apoio) nos processos terapêuticos, a depender da necessidade do paciente. Neste caso, nosso companheirinho pode agregar a função de “Animal de Suporte Emocional” (em inglês ¨Emocional Support Animal¨), a partir do planejamento/acompanhamento no decorrer das consultas com o profissional – psicólogo ou médico – para  tratamento de sofrimentos psíquicos. Em diversas demandas, como quadros de ansiedade ou depressão, dificuldades de habilidades sociais ou transtornos de desenvolvimento, a presença do animal é um facilitador de calma e atitude no momento da terapia e em outros diversos contextos sociais, como permanecer sentado num avião, por exemplo.

A presença do animal como recurso tem se demonstrado um grande auxílio na diminuição de sintomas e facilitador de construção de autonomia para enfrentamento de novas situações. Assim, quando o animal está colaborando com o processo terapêutico de seu tutor, em casos de mudanças de rotina (como viagens) pode ser necessário o acompanhamento, a bordo de aeronaves, por exemplo. Por esta razão, é solicitada pela companhia aérea a declaração do profissional responsável pelo acompanhamento do processo terapêutico do passageiro. Companhias aéreas brasileiras, a exemplo de outros países, já admitem a presença dos “emotional pets”, acompanhando seus tutores, mediante recomendação de profissionais de saúde (psiquiatra ou psicólogo) e atendimento às regras da empresa.

Para viajar com seu “bichoterapeuta” é necessário acessar o “Formulário de Transporte para Cachorros de Suporte Emocional” no site da companhia aérea para fazer a solicitação de autorização da viagem com seu companheiro terapêutico. Para tanto, é necessário que o Psicólogo ou Psiquiatra que esteja acompanhando o processo psicoterapêutico possa justificar a necessidade do acompanhamento de seu animalzinho durante o vôo.

Informações sobre a viagem com animal de apoio emocional em algumas empresas aéreas brasileiras:

Latam:  https://helpdesk.latam.com/hc/pt-br/articles/360001443467-O-que-preciso-fazer-para-viajar-com-meu-animal-de-apoio-emocional-

Azulhttps://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/voos-internacionais/pet-apoio-emocional-usuario

Golhttps://www.voegol.com.br/pt/informacoes/assistencia-especial/animais-de-apoio-emocional

Tatiana Berta Otero (CRP 06/93349)

*Psicologa Clínica, Terapeuta Comportamental e Cognitiva (USP), Mestra em Ciências da Saúde (UNIFESP)