Coaching e Psicoterapia: um diálogo possível

          O alcance da tão desejada “felicidade” não depende exclusivamente de boa-vontade. Há realmente “o outro lado” da moeda. Quanto maior a expectativa ou cobrança, maior o sofrimento. Infelizmente, nem todos os meios de auxílio oferecidos possuem fundamentação científica que assegure a confiabilidade necessária para que um processo de mudanças ocorra com segurança. Ao contrário do que amplamente se divulga, nem todos que buscam autodesenvolvimento estão em condições de saúde favoráveis para optarem ou serem submetidos à diversidade de recursos oferecida, o que não invalida muitas metodologias que podem ser importantes auxiliares no processo de melhora.

         Quando falamos em Coaching, embora não exista um conselho regulador (e fiscalizador) para o exercício desta atividade, há instituições éticas, com foco na segurança e bem-estar do cliente. Diferentemente do processo psicoterapêutico ou do acompanhamento médico, o Coaching não está necessariamente fundamentado em saúde mental, embora seja uma das consequências indiretamente desejadas. Assim, a escolha por um instrumento favorecedor de mudanças não pode levar em conta somente metas a serem atingidas, mas as prováveis consequências de cada vivência. O processo de Coaching, bem como outras ferramentas de auxílio podem ser vistas como instrumentos auxiliares, quando aplicadas por instituições e profissionais qualificados. Não podem substituir acompanhamento médico ou psicológico. São estes os profissionais (médico ou psicólogo) habilitados a oferecerem o atendimento psicológico ou psicoterapia,  pelo extenso processo de formação para a aquisição dos conhecimentos que favorecem o entendimento do desenvolvimento humano. Assim, como em qualquer busca por prestação de serviço, é prioritária a seleção criteriosa do profissional, levando-se em conta experiência e formação.
          O imediatismo, acompanhado da propagação de promessas de “cura”, “sucesso” etc, infelizmente comprometem e confundem geralmente quem mais necessita. Fiquemos atentos às nossas escolhas, pois são o primeiro passo para a mudança que se deseja fazer.
Tatiana Berta Otero – CRP 06/93349
(Psicóloga Clínica e Coach, Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva e Mestre em Saúde Coletiva/Ciências)